terça-feira, 9 de setembro de 2014

A INVISIBILIDADE INDÍGENA


Impossível ficar calada diante do momento político que estamos passando, com os povos indígenas sendo ignorados por candidatos majoritários no Amazonas, e concordo com a opinião de alguns índios sobre a falta de políticas pública que não contam com o apoio do Poder Público local, em matéria publicado em um jornal de Manaus no último Domingo 07/09.
Segundo Aldenor Ticuna que também é Mestre em Sociedade e Cultura, “O Movimento está enfraquecido”. Concordo, mas acrescento que infelizmente a falta de união e o egoísmo por parte de alguns parentes não permite que o desenvolvimento aconteça.

Para Eliésio Marubo que também é candidato a deputado estadual, ‘’O modelo atual além de frágil é desalinhado, abre espaço para a auto promoção de representantes ou lideranças estranhas aos interesses teleológicos da verdadeira causa indígena.’’ O que confirma minha opinião.
Talvez as influencias pelo desenvolvimento negativo de alguns políticos foi tão forte que marcou e deixa resquícios não só pelas comunidades indígenas como também por índios que já residem na capital.

Recentemente soube que tem comitiva procedente de um município indo a Brasília para resolver problemas em plena época de eleições. O pior é que esses índios são esclarecidos sobre as leis e sabem que em épocas de eleições procurar soluções para problemas é praticamente impossível...
Foto: Francisco Rocha/G1)

Nenhum comentário: