terça-feira, 12 de agosto de 2014

AS ELEIÇÕES NO AMAZONAS DO PONTO DE VÍSTA INDÍGENA


Foto: g1.globo.com
Enfim chegamos ao tempo das eleições e, como toda cidadã (o) brasileira tenho o direito de expressar minhas opiniões até como forma de tentar esclarecer aos candidatos estreantes que se declaram índios, a realidade dos fatos. Fui candidata a deputada estadual em 2010 e senti na pele uma discriminação da classe política, principalmente na coligação a qual participei e também por alguns parentes indígenas que não entendiam como pode uma pessoa ser candidata sem dinheiro? E, hoje lendo a opinião do Antropólogo Ademir Ramos num jornal local, chego a concordar com ele em alguns itens,que avalia como: ''Tímida a participação indígena no processo eleitoral e que servem de escadinha, e que embora tenhamos no Alto Solimões vários vereadores porem sem força significativa concreta em favor de suas propostas e mais algumas citações que não serão necessárias expor’’. Clique no Link para ler a matéria em que está inserida a declaração do Antropólogo citado: http://acritica.uol.com.br/amazonia/manaus-amazonas-amazonia-Eleicoes_2014-apenas-nove-candidatos-Amazonas-declaram-indios-participacao-indigenas-politica_0_1192080786.html
Pois bem, quando fui candidata fui escolhida pelo grupo que representava e aceitei por achar que tendo feito um trabalho por mais de 18 anos voltado para os povos indígenas, mas que de certa forma beneficiou a outros povos, decidi então encarar o desafio. Não deu certo, mas valeu muito a experiência. E o triste nisso é que com o passar dos tempos infelizmente alguns indígenas (falo pelos parentes do Amazonas), não conseguem soltar as amarras de cabo eleitoral e parece que ainda não será desta vez, penso também que um fator negativo vem de alguns partidos que influenciam algumas ‘’lideranças’’ a serem candidatos dentro de uma só comunidade tirando com isso a chance de uma eleição vitoriosa para o índio.

Existe também outro fator, o surgimento de lideranças que sequer participaram de movimentos de identificação, demarcação e pelo reconhecimento do estado de etnias que há 20 anos eram consideradas extintas, pois na realidade existem alguns índios que parece não conhecer sequer suas raízes culturais e se permitem colocar um cocar de penas  na cabeça, que muitas vezes não condiz com a cultura de seu povo, como forma de ser o candidato índio do partido, triste sina! 
Espero que esses candidatos  que a maioria li são pessoas com formação superior não se permitam ser usados como massa de manobra ou” bucha de canhão, afinal os benefícios indígenas já existem o que falta é serem cumpridos, só me restando desejar boa sorte à todos. 

Nenhum comentário: