quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Temporal Destruiu o Espaço Cultural e de Reuniões da Coiama

Veja a repercussão causada FORA DO AMAZONAS sobre a destruição pelo temporal, do Espaço de Reuniões, de Resgate da Cultura Indígena através de manifestações das tradições e costumes indígena e que servia também de abrigo as lideranças indígenas que se deslocavam de suas aldeias no interior do estado do Amazonas, em busca de resolver seus problemas em Manaus.
 CLICANDO AQUI;  http://blogln.ning.com/forum/topics/sos-temporal-destruiu-a-aldeia-dos-kokama-e-de-outras-etnias
Lideranças indígenas das aldeias do interior do estado do Amazonas, sempre fizeram deste espaço na COIAMA, uma referência em Manaus, quando buscavam ajuda de Regina Silva Kokama, para suas comunidades e familiares.

           Muitas autoridades, pesquisadores, antropólogos, estudantes e a imprensa de Manaus, buscavam informações para seus trabalhos e estudos neste espaço cultural indígena da COIAMA.

                        

 Há 16 anos trabalhamos em prol de nosso povo indígena do Amazonas de forma voluntária, visando oferecer melhores condições de vida aqueles que vivem em situação degradante e sem esperança. 

Nosso trabalho esta aí para quem quizer ver e ouvir.  Conseguimos a identificação, demarcação e homologação de TIs, em 9 municípios do Alto Solimões, junto a isso soma-se o reconhecimento do Estado, aos índios que viviam em estado de isolamento e abandono. 

Algumas etnias como por exemplo, os Kokamas e Caixanas foram consideradas extintas até por órgãos oficiais do governo e hoje, graças a Deus e ao nosso trabalho estão tendo seus direitos constitucionais e sociais garantidos recomeçando uma vida com dignidade. 

Em Manaus capital do estado, onde se concentra o maior numero de indígenas e etnias, os índios que vinham para cá em busca de saúde, educação e projetos para suas aldeias, eram discriminados e não tinham apoio de ninguém.  Este espaço, que o temporal destruiu era onde eles encontravam o apoio necessário para continuarem a viver com dignidade e respeito.

Estamos numa etapa de maior conscientização para alguns índios que persuadidos por pessoas mal intencionadas que insistem em usufruir das riquezas de suas terras, estão tentando fazer alguns indígenas a NÃO MAIS ASSUMIR SUA IDENTIDADE ETNICA, abandonando seu habitat, pelo fato de estarem reconstruindo suas vidas e de seus filhos, sem a ajuda dos órgãos que deveriam lhes dar assistência e apoio, conforme temos ouvido relatos de alguns índios do Alto Solimões. 

Penso que esta é uma causa que merece ter continuidade, sempre lutamos sem ajudas, como tenho divulgado, mas se muitas vezes pessoas não índios merecem a compreensão de alguns, porque não nós? 

Estamos com dificuldades sim, mas confiamos em Deus e esperamos que aqueles que nos entendem possam nos ajudar, pois lutaremos sempre para que os povos indígenas com o pouco de nossa colaboração evitem o isolamento o que enfraquece o seu desenvolvimento.

Foi também  graças a este trabalho, que conseguimos evitar grandes desmatamentos que viviam sendo feitos por madeireiros poderosos que anunciavam como certa a extinção de etnias, para que melhor pudessem devastar a floresta amazônica, e o pior, muitas vezes contando com o apoio de políticos poderosos. 

Conseguimos também, realizar um Programa de Resgate de Cultura e Conscientização  para o próprio povo indígena Kokama, programa este que, participou do Prêmio Gestão Pública e Cidadania, ciclo 2004, da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP). Este trabalho que Regina Silva e e as lideranças indígenas tem  desenvolvido através da COIAMA, tem sido reconhecido por  vários Entidades muito conceituadas no Brasil.

Certificado que a FGV e Fundação Ford concedeu a COIAMA através de Maria Regina Silva Kokama, pela participação da premiação 2004 do Programa Gestão Pública e Cidadania.
Campanha do WWF contra o tráfico de animais silvestres no Brasil, que a COIAMA e os Kokama e Regina Silva Kokama ajudaram através de abaixo assinado.

Nenhum comentário: