segunda-feira, 9 de maio de 2011

CHALUB RECEBE REPRESENTANTES DA COIAMA


Qua, 16 de Junho de 2010 15:11 Mario Aryce
Coordenação de Apoio dos Índios (COIAMA) reivindica moradias e desenvolvimento sustentável para as etnias que habitam em aldeias no interior do Estado e capital

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Domingos Jorge Chalub, reuniu-se no início da tarde de hoje, 16/06, com  representantes indígenas da etnia Kokama que recebem o auxílio da Coordenação de Apoio dos Índios (COIAMA).
O motivo da visita segundo a coordenadora geral da organização indígena, Maria Regina Silva, refere-se à carta dos caciques de Manaus às autoridades do Amazonas, que apresenta a proposta de habitação e desenvolvimento sustentável para as etnias que habitam em aldeias localizadas no interior do Estado e dos indígenas que tentam sobreviver na capital do Amazonas.                                                                                
                                
 A carta foi criada durante o 1º Encontro Cultural Indígena realizado com o apoio da COIAMA e de lideranças de mais seis etnias: Kokama, Ticuna, Mura, Apurinã, Miranha e Sateré Maué. Juntos decidiram fazer uma carta de reivindicação sobre o problema de moradia enfrentado pelas etnias indígenas.
De acordo com Maria Regina, os índios sobrevivem de forma lastimável, lutando por um pedaço de chão para viver com dignidade em Manaus. Destacou ainda o preconceito que sofre a população indígena que habita as áreas urbanas, sendo que o índio pertence à mata e deve permanecer na sua aldeia.
“Muitos não sabem os motivos e as reais situações nas quais parentes indígenas vieram habitar a cidade. Em decorrência da falta de oportunidades, pela falta de atendimento adequado de saúde nas aldeias, também a falta de projeto real para uma condição melhor de vida dessas famílias, a falta de educação e outros motivos fizeram com que  o índio viesse para a capital à procura de melhorias”, declarou Maria Regina.
O desembargador Chalub se comprometeu a dar auxílio aos indígenas da COIAMA no que for necessário. “ Me comprometo a ajudar, não como presidente do TJAM, mas como Domingos Chalub. Todos devem ser tratados com dignidade humana”, disse o desembargador.

Um comentário:

eulalia disse...

Olá Regina, eu sou Eulália, sou da etnia kokama muito prazer,acompanho seu trabalho árduo afrente desta etnia e parabenizo pelo esforço e dedicação que tens, pois nós povo da floresta, vamos juntas lutar pelo melhor ao nosso povo, somos grato e queremos sua presença aqui em Tabatinga-AM, nossa associação esta cada dia reconhecida nos quatro cantos da cidade e queremos ser reconhecidos aí também na capital, mande-me uma mensagem ao meu e-mail que eu repasso aos nossos parentes aqui ok, estamos inplantando um projeto EUKOKAMA e contamos com sua presença aqui ok.
Todos são maravilhados com o seu trabalho, beijos e mande-nos resosta urgente, um grande abraço do povo da floresta!