sexta-feira, 29 de abril de 2011

A VERDADE SOBRE OS COCAMAS E A COIAMA

Relatório de identificação e demarcação de Barro Alto(Clique no documento)
Há 16 anos, o povo indigena Cocama de Tabatinga através da parente Regina Silva Diretora do Jornal "O Solimões' fez sua primeira impactante aparição no cenário nacional, através de um movimento de lideranças das comunidades de Bananal, Ilha do Capiaí, Barreirinha, Sacambú, Jutimã e Sapotal, apresentando ao Ministério da Justiça e a FUNAI, uma contestação dos limites da Terra Indígena Évare I, com base no Art.9 do Dec. 1.775/96, alegando que indígenas das respectivas comunidades estavam sendo lesados nos seus domínios territoriais, uma vez que eram Cocamas e habitavam em áreas que estavam sendo demarcadas pela FUNAI apenas para os Ticuna. No mesmo documento os Cocamas através de sua primeira Organização Social a COIAMA, exigiam do governo federal o reconhecimento oficial da etnia Cocama perante o Estado, bem como, os decorrentes de Direitos Indígenas assegurados pela Constituição Federal.
Hoje, os Cocamas são reconhecidos oficialmente pelos governos:Municipal, Estadual e Federal e habitam de Tabatinga a Manaus, com mais de 16 Terras Indígenas demarcadas ou em processos de demarcação e duas delas Sapotal em Tabatinga e Barro Alto em Tonantins/Am, acabaram de ser homologadas pela Presidenta Dilma Rousseff. Veja abiaxo os jornais: "O Solimões", "Folha de São Paulo", o relatório de identificação da TI Barro Alto que comprova estes fatos e os decretos de homologação das TIs de Sapotal a Barro Alto e uma fotografia na qual aparecem Regina Silva com 02 parentes Cocamas e as duas antropólogas Maria Teresa Fleury e Maria de Lourdes Oliveira e Souza, na sede da FUNAI em Manaus, fazendo levantamentos antes de identificarem e reconhecerem os Cocamas e, instrução executiva número 124/Daf-Brasília, designando as respectivas antropólogas e Regina com os caciques que juntamente com ela fizeram o movimento dos Cocamas e parte de uma página do relatório que reconheceu os Cocamas e reconhece Regina como a sua procuradora; O telegrama de Fernando Henrique Cardoso atendendo reivindicações de Regina Silva para reconhecer os Cocamas.
Paginas iniciais do primeiro relatório de identificação das comunidades e do povo Cocama.
O Jornal Informativo da COIAMA, que Regina com Isaias, fizeram para substituir o Jornal ''O Solimões'', que não pode mais circular por pressão política.Clique no Informativo.
As antropólogas, Maria Tereza e Maria de Lourdes, que o Presidente FHC e o Ministro Jobim, a pedido de Regina Silva(sentada de costa, na foto)mandou para o Amazonas, para identificar e reconhecer os Cocamas.
Jornal ''Folha de São Paulo'' 1996. Clique no Jornal para ler a matéria.
Jornal ''O Solimões'' de Regina Silva e Isaias Ribeiro, que redescobriram os Cocamas. Clique no Jornal para ler a primeira matéria dos Cocamas.

Telegrama do Presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso para Maria Regina Bivar Silva, que tinha solicitado o reconhecimento e identificação do Estado brasileiro do povo indígena Cocama, como também a demarcação e homologação de suas terras indígenas.

Nenhum comentário: