quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

15 ANOS DA COIAMA E UMA GRANDE LUTA EM FAVOR DOS KOKAMA

Certificado que a FGV e Fundação Ford concedeu a COIAMA através de Maria Regina Silva Kokama, pela participação da premiação 2004 do Programa Gestão Públia e Cidadania.
Campanha do WWF contra o tráfico de animais silvestres no Brasil, que a COIAMA e os Kokama e Maria Regina Silva Kokama ajudaram através de abaixo assinado.

O jornal da COIAMA ''O AJURICABA'' que Maria Regina Silva Kokama lançou para ajudar os Kokama, depois que o jornal ''O Solimões'' deixou de circular.


A Museologa Regina Vasconcelos e o Professor Helio, do Museu do Homen do Norte, ajudaram Maria Regina Silva Kokama a promover a primeira exposição de artesanatos e fotografias que provou a existência desta etnia.



Durante 15 anos tenho lutado em prol do povo indígena Kokama de forma voluntária, com coragem e determinação buscando a melhoria da qualidade de vida de nossa etnia. O reconhecimento etnico , o resgate da cultura, a demarcação de terras e a conscientização dos Direitos Sociais, Econômicos e Constitucionais entre o povo Kokama, tem sido uma luta constante porém com resultados positivos. Sem recursos , e contando apenas com a colaboração de poucos índios e comunidades que tem entendido o esforço que temos feito em prol de nosso povo.

Embora tendo conseguido com muito sacrifício muitas vitórias , infelizmente, enfrentamos o desrespeito e as tentativas de interferências de grupos políticos sediados dentro do poder, que utilizam todo tipo de artifício, inclusive corrompendo algumas lideranças indígenas com falsas promessas e as vezes até chantageando, visando criar conflitos internos tentando com isso atrapalhar o nosso desenvolvimento econômico, social e sustentável, mas os índios Kokamas não são mais aquilo que eles pensam e o velho truque da miçanguinha acabou.

Os índios hoje, sabem reconhecer quem trabalha e na hora certa darão a resposta aos fariseus e hipócritas que só buscam desarticular o trabalho sério e de responsabilidade que temos realizado. Por alguns instantes tive vontade de desistir mas ao pensar naqueles que muitas vezes me procuram na tentativa de tentar sobreviver com dignidade, procurando o apoio que na maioria das vezes lhes é negado até por Órgãos que existem para lhes orientar ou até defender dos problemas que os cercam. Mas penso que o importante é insistir sem pressa, com responsabilidade e continuar realizando este nosso trabalho, que apesar de parecer simples, é mais complicado do que se possa imaginar.

Nenhum comentário: