Embora não esteja presente fisicamente na Conferência Rio +20, pois não tivemos condições financeiras e nossa Coordenação Indígena que tem desenvolvido durante 17 anos um trabalho realmente voltado não só para a preservação da natureza, mas para o benefício dos seres humanos como um todo, não foi nem convidada para este importante evento. Veja neste Link os trabalhos que a COIAMA realizou: http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/10/temporal-destruiu-o-espaco-cultural-e.html
No entanto isso não tem impedido que possamos ter notícias sobre o que se passa no dia a dia na Cúpula dos Povos, onde estão alguns participantes que estão tentando fazer valer essa Conferência, que para alguns já experientes tem a impressão que ainda se está na Rio 92, começando tudo.
Entendia-se que esta Conferência seria também uma forma de tentar unir todas as esferas sejam econômicas, sociais e tudo aquilo que possa ser considerado para trazer pontos positivos com grande integração para os povos e o meio ambiente de um país. Esperamos também que os parentes não só do Amazonas que estão participando dessa Conferência, não venham só com esperança mas sim com a certeza que suas reivindicações serão atendidas.
Com relação ao estado do Amazonas, Projetos deverão ser apresentados nesta questão indígena para definições, ficamos sabendo inclusive que o governo do Amazonas provavelmente mostrará em breve, um projeto indígena que deverá ser instalado no município de Iranduba.
Regina Silva Kokama, esteve no Palácio do Planalto, sede do Governo Federal em Brasília-DF. para solicitar Providências com relação a demarcação das terras indígenas e de projetos de sustentabilidade para o povo Kokama.
Lembramos que em 2010, cansados de ver o sofrimento de nossos parentes com problemas de moradia e educação, decidimos fazer encontros na sede da COIAMA, com alguns índios de diferentes etnias e chegamos á conclusão que era preciso realizar um projeto que incluísse todas as principais necessidades básicas, porém, sem perder a identidade indígena. Montamos um projeto em uma maquete simples mostrando as soluções aos problemas existentes. Link: http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/05/coiama-luta-pela-criacao-do.html
Durante audiências no Tribunal de Justiça do Amazonas, levamos e mostramos ao Desembargador Domingos Chalub o qual ficou surpreso com a nossa exposição e, sensibilizado por ver a nossa simplicidade em desenvolver um projeto decidiu colaborar, solicitando ao Departamento de Engenharia do próprio TJ AM, que fizesse uma Planta do Projeto sem ônus para nós. Ficamos muitos gratos mais infelizmente não conseguimos realizar naquele momento nosso projeto, pois não houve interesse por parte de nenhum órgão de desenvolvimento social cultural ou habitacional por onde solicitamos.
Regina em 2010 apresenta o Projeto Assentamento Indígena Manaós ao Desembargador Domingos Clalub
Que prontamente solicitou ao Setor de Engenharia do TJ Am que elaborasse a planta do Projeto, baseado no desenho feito pelos índios Elisiario Arirama e Luciminho Panduro, da COIAMA.
No entanto tomamos conhecimento que haverá um projeto semelhante ao nosso, que será implantado pelo governo do Amazonas e ficamos sensibilizado em saber que nossas reivindicações aos problemas indígenas urbanos serão atendidos. Como também tomamos conhecimento de um projeto da construção de uma Megamaloca Indígena por parte do governo do estado no Município de Tabatinga, Link: http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-Amazonas-Amazonia-Indigenas-Tabatinga-AM-construcao-megamaloca_0_698930104.html
O Projeto Assentamento Indígena Manaós que muito provavelmente ganhará outro nome, através do governo do estado em um projeto destinado também para a Copa de 2014, foi solicitado através de ofício a prefeitura de Manaus e havia também, ofícios, relacionado a este Projeto que foram encaminhados pela COIAMA a Presidenta Dilma Rousseff que prontamente nos respondeu afirmando que seria encaminhado ao Ministério da Justiça e Ministério das Cidades para análise e providências. Tendo o Coordenador de Administração desta Coordenação Indígena recebido ofício do Ministério das Cidades, sugerindo que através da FUNAI/Brasília fosse iniciado contato para em conjunto com o Ministério das Cidades se avaliasse essa questão.
Veja mais Links relacionado oa Projeto:
http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/05/chalub-recebe-representantes-da-coiama.html
http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/05/impactante-aparicao-no-cenario.html
http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/11/fome-zero-tambem-para-os-indios-da.html
http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/10/discriminacao-ou-descaso.html
Veja mais Links relacionado oa Projeto:
http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/05/chalub-recebe-representantes-da-coiama.html
http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/05/impactante-aparicao-no-cenario.html
http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/11/fome-zero-tambem-para-os-indios-da.html
http://reginacoiama.blogspot.com.br/2011/10/discriminacao-ou-descaso.html


Nenhum comentário:
Postar um comentário