domingo, 21 de agosto de 2011
ÍNDIOS INTEGRADOS A COMUNHÃO NACIONAL SÃO IMPUTÁVEIS
Hoje vou falar um pouco diferente, daqueles dos quais defendo sempre, os índios. Muitas vezes dando a impressão que são pessoas frágeis, o que nem de todo é verdade. Conversando com alguns parentes do Alto Solimões/Am, não consegui ficar calada diante de tanta insatisfação, acompanhada de ganância, citada por alguns. No meu entender, índios, são todos aqueles que assumen sua identidade, mesmo sendo discriminado, independente de suas necessidades. Infelizmente, o que vemos hoje, são pessoas que por terem descendência indígena, fazem questão de obter na FUNAI o seu RANI, cujo objetivo são os benefícios sociais, o que qualquer cidadão pode ter. Isso já está virando um círculo vicioso, enquanto os índios que vivem em aldeias, sequer sabem desses envolvimentos aos quais alguns índios irresponsáveis que já foram contaminados pincipalmente pelo sentimento da ganância política, que aliás foi há anos transmitida pelos europeus e ao que parece ainda não foi descoberta a vacina de prevenção e insistem em ignorar os problemas existentes com o seu povo, chegando a esquecer até de cumprir a promessa que fez de um dia voltar, trazendo o seu conhecimento e ensinar os que esperam ansiosos e esperançosos.
O que levam no entanto, geralmente são os maus costumes, ou então, voltam porque já aprontaram alguma coisa na capital e são obrigados a voltarem para suas famílias, porém, sem contar as verdades. Embora saiba que alguns índios de outros Estados são nossos leitores também, peço até desculpas, pois estou me referindo a alguns de meu Estado-Amazonas,que infelizmente estão sofrendo com esta epidemia, talvez incurável de ganância, egoísmo, inveja e sabe-se mais o que ! Ainda bem, que ainda existem exceções de etnias que não procedem dessa forma, as quais seus líderes os mantém sempre longe deste convívio negativo.
Fica difícil contornar as situações, por um lado ao mostramos os direitos que lhes é permitido, tentam tirar proveito e vão pelo caminho que eles acham ser mais fácil. Achamada paciência indígena está se acabando e, ao invés de aproveitarem essa libertação tutelar como fizeram os nossos irmãos negros, e hoje nos dão grandes exemplos em sabedorias. Agindo dessa forma, o próprio índio está causando sua própria extinção..
Não adianta criar convênios, parcerias, encontros, palestras, comitês e todas essas alternativas criadas pelos digamos, brancos, com o objetivo de salvação, por que a situação indígena é bem diferente. Esse inclusive é um dos motivos pelo qual os que temem pela divisão ou criação territorial indígena, devem se acalmar, longe dos índios está esse pensamento. Hoje o que eles querem é apenas receber cesta básica e os benefícios sociais, não cumprindo seus deveres como cidadão, porque sabe que não vai haver punição judicial, sim, porque nesse momento de problemas , seus pseudos tutores apelam até para instãncia superior , jurando sua inocência, é claro! Infelizmente tenho que escrever essas coisas, pois ao mesmo tempo, pelos anos de luta pela causa indígena, incluindo o pior trabalho, que foi chegar até a homologação das terras indígenas, sem contar com o apoio de ninguém e graças à Deus sem tutor.
Hoje, vejo com certa tristeza e decepção que ainda falta muito para que que esse povo que hoje sabe de seus direitos sociais usem apenas, para o lado nagativo, penso que chegou o momento para que esses índios, esclarecidos e considerados integrados a comunhão nacional, precisam assumir de fato e até na justiça pelos seus atos, sejam bons ou maus. O que não é certo é ficarem tirando proveito daquilo que os índios isolados precisam. E, se vocês que estão lendo meus artigos, um dia quiserem conhecer (no Am), aldeias com costumes, rituais e e etc, fica difícil, a realidade é outra, com algumas excessões é claro.
Muitas vezes eles até querem resistir, mas as tentações são muitas e não conseguem...As vezes penso, que toda essa luta poderá se tornar em vão porque crescem as oposições e o pior é que com a conivência desses que não conseguem sobreviver a esse sistema feudal e capitalista.
Existem parentes, que já se acostumaram as benesses do poder, vantagens pessoais, cargos, bons salários etc. e esquecem dos que sofrem com os problemas de saúde, educação, e querem e anseiam melhorias de vida. Tem lideranças que se acostumaram tanto com a vida urbana que até fazem invasões em terras que não lhes pertencem, como área de preservação ambiental em Manaus, fazendo o jogo daqueles que os utilizam como massa de manobra.
Se a Constituinte de 1988 acabou com a tutela dos índios pela FUNAI, através do Art.232, porque então o órgão de assistencia aos índios, se coloca no papel de defender os índios que já se encontram integrados à Comunhão Nacional? Sendo cidadãos, com RG, CPF, Titulo de Eleitor, conta bancária carteira de trabalho e etc. Será que este direito de assistência jurídica , não seria apenas para os índios isolados e não integrados a sociedade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário