




Até 1995 os kokama lutavam em vão pela indentificação e demarcação de suas terras. Leia a seguir documento postado no site da FUNAI Brasilia, que comprova que foi através da COIAMA, que a comunidade de Sapotal teve sua terra indígena homologada pelo Governo do Brasil. Veja no Site da FUNAI em noticias publicada em 06/04/2005 com o titulo; Identificação de Sapotal.
Depois com a ajuda de Regina Silva é o jornal ''O Solimões'' os kokama passaram a serem ouvidos e suas reinvidicações passaram a serem atendidas, depois por causa de pressão politica, ''O Solimões'' deixou de circular e Regina e Isaias através da COIAMA e com a ajuda dos kokama fundaram o jornal informativo ''O Ajuricaba'' nome de um dos maiores guerreiros indígenas do Amazonas em seculos passados.


Apartir de 1995, os kokama buscaram apoio do jornal ''O Solimões'' que pertecia a kokama Regina Silva.

No início de 1995, os índios Kokama da comunidade de Sapotal município de Tabatinga cansados de lutarem em vão pelo direito de serem reconhecidos como indígenas e terem direito sobre a terra na qual habitavam , vieram a Manaus buscar o apoio dos editores do Jornal "O Solimões" para um grave problema ao qual estavam passando. A FUNAI havia demarcado as terras onde eles habitavam , como sendo parte do Évare e de direito e usufruto apenas para uma outra etnia, mas, graças ao apoio do Jornal "O Solimões" e em especial a esposa do diretor deste jornal Regina Silva, filha de uma índia Kokama de São Paulo de Olivença e depois também reconhecida pelos próprios parentes Kokama, que solicitaram o seu reconhecimento etnico. Através de sua luta o povo Kokama conseguiu a demarcação de suas terras indígenas localizadas entre Tabatinga até Fonte Boa e comunidades como Sapotal onde foi fundada a COIAMA em abril de 1995 pelo então cacique Antonio Samias, foi identificada, reconhecida, demarcada e homologada como TI Kokama, dentro do Évare. Veja a seguir documentos e fotos que comprovam esses fatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário