sexta-feira, 5 de março de 2010

Os Kokama e a COIAMA


Regina Silva, em 1997 na sede da FUNAI Manaus, com os índios kokama Tangoa e Sebastião e as antropólogas Maria de Lourdes e Maria Tereza que atendendo uma solicitação de Regina ao Presidente da República FHC, vieram de Brasilia identificar as terras e os indígenas kokama e kaixana.
Regina Silva com os caciques kokama do alto solimões.
Regina Silva com Isaias Ribeiro e o jornalista Manoel Péres(primo do saudoso Senador Jefferson Péres) e lideres kokama de Tabatinga, em uma exposição de artesanato e fotografias do povo kokama, que regina teve que realizar no Museu do Homem do Norte em Manaus em 1996, para provar a existência deste povo indígena no Amazonas.

Em 1995 os kokama de Tabatinga buscaram apoio do jornal ''O Solimões'' com sede em Manaus, que tinha como Diretores os jornalistas Gabriel Andrade, Manoel Marques é Isaias Ribeiro Silva é sua esposa Maria Regina Bivar Silva, filha de uma índia kokama nascida em São Paulo de Olivença mas, criada em Manaus por uma tradicional familia amazonense.


Até 1995 os kokama lutavam em vão pela indentificação e demarcação de suas terras. Leia a seguir documento postado no site da FUNAI Brasilia, que comprova que foi através da COIAMA, que a comunidade de Sapotal teve sua terra indígena homologada pelo Governo do Brasil. Veja no Site da FUNAI em noticias publicada em 06/04/2005 com o titulo; Identificação de Sapotal. Depois com a ajuda de Regina Silva é o jornal ''O Solimões'' os kokama passaram a serem ouvidos e suas reinvidicações passaram a serem atendidas, depois por causa de pressão politica, ''O Solimões'' deixou de circular e Regina e Isaias através da COIAMA e com a ajuda dos kokama fundaram o jornal informativo ''O Ajuricaba'' nome de um dos maiores guerreiros indígenas do Amazonas em seculos passados.



Apartir de 1995, os kokama buscaram apoio do jornal ''O Solimões'' que pertecia a kokama Regina Silva.


Regina, com sua mãe a kokama Francisca da Silva de São Paulo de Olivença.




No início de 1995, os índios Kokama da comunidade de Sapotal município de Tabatinga cansados de lutarem em vão pelo direito de serem reconhecidos como indígenas e terem direito sobre a terra na qual habitavam , vieram a Manaus buscar o apoio dos editores do Jornal "O Solimões" para um grave problema ao qual estavam passando. A FUNAI havia demarcado as terras onde eles habitavam , como sendo parte do Évare e de direito e usufruto apenas para uma outra etnia, mas, graças ao apoio do Jornal "O Solimões" e em especial a esposa do diretor deste jornal Regina Silva, filha de uma índia Kokama de São Paulo de Olivença e depois também reconhecida pelos próprios parentes Kokama, que solicitaram o seu reconhecimento etnico. Através de sua luta o povo Kokama conseguiu a demarcação de suas terras indígenas localizadas entre Tabatinga até Fonte Boa e comunidades como Sapotal onde foi fundada a COIAMA em abril de 1995 pelo então cacique Antonio Samias, foi identificada, reconhecida, demarcada e homologada como TI Kokama, dentro do Évare. Veja a seguir documentos e fotos que comprovam esses fatos.

Nenhum comentário: