
Está de parabéns a Universidade Federal de São Carlos- UFSCar -SP, pela realização do terceiro vestibular destinado exclusivamente a candidatos indígenas, que faz parte do Programa de Ações Afirmativas, aprovado em dezembro de 2006 pelos órgãos colegiados da universidade. Apartir desse projeto está sendo disponibilizada uma vaga em cada curso de graduação para esse processo seletivo sendo que essas vagas foram criadas especificamente para esse fim.
Além da ampliação do acesso a educação superior a setores da sociedade historicamente desfavorecidas, este Programa de Ações Afirmativas tem como objetivo o fortalecimento de ações que visam a permanência dos universitários indígenas na Universidade, mediante auxílio moradia, alimentação e , seus sucessos acadêmicos , por meio de orientações para o adequado desenvolvimento acadêmico pedagógico. Também é uma meta a promoção, nos diferentes âmbitos da vida universitária, de ações que contribuem para a educação das relações etnico-raciais.
O mais importante neste vestibular é que diferente das universidades aqui no Amazonas, que incluem indígenas e não indígenas , professores e não professores indígenas em seus vestibulares a Universidade Federal de São Carlos, dentre todas as suas vagas, disponibiliza uma vaga em cada curso de graduação e realiza o vestibular indígena com mais de 50 cursos de graduação, inclusive os cursos de medicina, pedagogia,licenciatura plena, enfermagen, gestão e analise ambiental dentre outros . O vestibular é exclusivamente para indígenas e na ficha de inscrição o candidato deverá apresentar uma declaração da etnia e de vínculo com a comunidade indígena na qual tem que consta as assinaturas da liderança indígena da comunidade e, a assinatura do representante regional da FUNAI com os respectivos números de cédulas de identidades, ou seja, certificada pela unidade local ou regional da FUNAI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário